domingo, 31 de outubro de 2010

A música e os bebés




Tal como a nós, a música afecta os bebés de diversas formas. Dependendo do estilo pode acalmá-los, fazê-los dançar, cantar, adormecer, pode dar esperança e trazer alegria. 


Estão provados vários casos em que as mães, enquanto estão grávidas, ouvem música e quando o bebé nasce, a mesma música acalma-os. Algumas põem um brinquedo de bebé com música perto da barriga depois de se deitarem, e após o nascimento, o bebé ouve a mesma música e adormece mais facilmente, pois associa-a à altura de descansar.


Foi realizado um estudo com 33 prematuros em que colocavam um leitor de cassetes durante 40 minutos por dia na incubadora. Ao fim de 4 dias, os investigadores puderam constatar que os bebés que tinham ouvido música haviam ganho peso e tinham a pressão arterial mais baixa.


Favorece também a união entre os pais e as crianças, como forma de diversão e mesmo no momento de adormecer. Muitos pais, em vez de contar histórias, decidem cantar uma canção calma.


Foi também realizado um estudo em que tentaram ligar a música à inteligência das crianças. Chegaram à conclusão que crianças entre os 3 e os 4 anos, depois de terem aulas de piano, melhoraram o raciocínio espacial.


Assim, vemos como é importante os bebés e crianças terem contacto com a música o mais cedo possível para terem um desenvolvimento completo.


Blues


Para mais informaçoes:http://www.babycenter.com/0_music-and-your-baby-newborn-to-1-year_6548.bc

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Relax, take it easy



Aproveitem para se abstrair do stress. Oiçam a música natural da chuva.

Blues



Estamos abertos a sugestões: contactem-nos através do e-mail projectodarmusica@gmail.com
My idea is that there is music in the air, music all around us; the world is full of it, and you simply take as much as you require.  ~Edward Elgar

Efeitos da Música no cérebro

A música possui um efeito positivo no aumento do nível de concentração dos ouvintes, e também melhora a sua memória. Sabe-se que o momento entre duas notas musicais estimula as células do cérebro e os neurónios, que são responsáveis pelo desenvolvimento da memória. Batidas fortes fazem com que as ondas cerebrais se propaguem em sincronia com a batida, aumentando os níveis de concentração e alerta.
A música tem um importante papel no aumento dos níveis de criatividade, pois estimula os centros cerebrais que lidam com o desenvolvimento da criatividade.
Quando ouvimos música, são libertadas endorfinas, que ajudam no processo de cura. Funciona como uma distracção da dor e sofrimento, de tal maneira que, após uma intervenção cirúrgica, os pacientes são aconselhados a realizarem terapia musical. Ao ouvirem melodias, vao beneficiar do efeito positivo destas, fisicamente e psicologicamente, melhorando o seu bem-estar.



Portanto, deixamo-vos um conselho: listen to music!

Blues

Para mais informações, consultem o site http://www.buzzle.com/articles/effects-of-music-on-the-mind-and-brain.html



sexta-feira, 22 de outubro de 2010

Apresentação - quem somos?

Olá! Somos um grupo de alunas do 12º ano, do agrupamento de Ciências, do Colégio Salesiano Oficinas de S.José.

Escolhemos a música como tema pois todas partilhamos um interesse especial nesta área.O nosso projecto chama-se Projecto Dar Música. Os nossos objectivos com este trabalho são aprofundar os nossos conhecimentos acerca do tema e levar música a crianças.

Neste blogue, vamos abordar diferentes aspectos da música, e planeamos manter-vos a par das nossas iniciativas.

Esperemos que gostem!

Blues